29/11/14

Natsume yuujinchou


Então, como primeiro post, cá estão as minhas teorias sobre Natsume Yuujinchou. Só acabei o anime recentemente, e mal o fiz, corri a ler o mangá. Tornou-se das minhas séries favoritas, aliás, em breve postarei a resenha no meu blog :3 Err... estou a tentar fazer uma introdução longa, mas já nem sei o que mais escrever aqui. Enfim, estive a navegar em fóruns a ver se alguém tinha teorias diferentes das minhas, não achei nada que diferisse muito, mas enquanto escrevia o post, tentei lembrar-me de todas as hipóteses que alguém considerou. Cá vai:

Aviso: como acompanhar o mangá, isto poderá ter spoilers para quem só viu o anime
Destino do livro dos amigos:
  • Ser destruído: Algo poderá correr mal, e alguém poderá tentar destruí-lo. Seja o Natsume, para tentar proteger algo - embora eu duvide que ele pusesse a vida dos youkais cujo nome estava no livro em risco - ou alguma outra pessoa, que considere o livro perigoso. O Natori seria o candidato mais provável, e embora o Matoba também tenha chances, provavelmente tentaria roubá-lo em vez disso.
  • Passar para o Madara: Se o Natsume não fosse a tempo de devolver todos os nomes, ou mesmo que o consiga, possivelmente irá dar o livro ao Nyanko-sensei, tal como prometeu. Mas sinceramente, não sei se o sensei o quereria. Talvez mais por apreço, pois pelo que eu entendi, apenas o Natsume pode utilizar o livro.
  • Todos os nomes serão devolvidos: É o mais provável, o Natsume parece determinado a fazê-lo, demore o tempo que demorar. Uma vez li um comentário a dizer o quanto seria bonito se o último nome fosse o do Madara - a verdade é que não há nenhuma prova de que o nome dele não esteja no livro. Não seria um final perfeito? ;)

Possíveis vilões:
  • Matoba: É a escolha mais óbvia. Não basta o seu perfil de exorcista impiedoso, a sua força e talento óbvios, mesmo a sua personalidade beirando a confiança, a curiosidade, a ganância, e uma sensação bem dark que não sei como descrever, em quase todas as suas aparições ele é retratado como estando do lado mau da força (digamos assim). Ele poderia tentar roubar ou destruir o livro dos amigos, ou passar o Natsume para o seu lado. Mas para ser sincera, ele não me parece ser assim tão maldoso. Um bocado manipulador, com propósitos desconhecidos por trás, mas talvez o Natsume consiga atenuar essa aura maléfica dele, não?
  • Natori: Por absurdo que possa parecer a algumas pessoas, quem acompanha o mangá deve saber do que falo. Desde que ele começou a ouvir falar do livro dos amigos que mandou as shikis espiar Natsume, e ainda por cima, no último mangá o nosso protagonista finalmente tomou coragem para lhe contar sobre o livro, algo que nunca partilhou com mais ninguém. Aparentemente, o Natori reagiu bem, mas a expressão que ele fez enquanto o Natsume não via e aquele comentário, "seria melhor que essa coisa tivesse ardido", mostra que ele provavelmente fará algo em relação ao livro. Provavelmente tentará destruí-lo, seja por realmente não gostar do objeto, ou para proteger Natsume - não sei quais são as chances que ele teria de desistir da ideia. Sinceramente, só de pensar na possibilidade do Natori fazer algo que magoe o Natsume faz-me ficar angustiada, mas é possível.

Possíveis relacionamentos, se é que existirão:
  • Taki: Bem, isto é um shoujo, e essa é a única garota potencial que consigo ver a ficar com o Natsume. Embora até agora só se tenham mostrado amigos, a forma como se conheceram e aquela maldição que tiveram de quebrar já os uniu, de algum modo, e o facto de a Taki conhecer o segredo do Natsume e entender o que ele diz fortalece a relação. Então, há algumas chances de esse laço tão prezado se tornar algo mais romântico, pelo menos, se a autora quisesse aproximá-los. A Taki é uma querida, a sua atitude é extremamente natural e descontraída, e faria bem ao Natsume ficar com alguém assim.
  • Tanuma: E que comecem os ships yaoi! (Quem não gostar que feche os olhos, seja como for, só estou a falar das várias possibilidades) O Tanuma tem sido cada vez mais notório, principalmente desde que começou a participar em confusões onde entram ayakashis, e fez o Natsume entender que não o pode afastar mais. Entende o segredo do Natsume, que cada vez confia mais nele. Além disso, considerando que são da mesma idade e têm um lado inexperiente em relação à vida normal, isso liga-os fortemente. É uma relação em que para mim predomina amizade, mas se se tornasse algo mais, seria um dos ships mais fofos, inocentes e desajeitados que eu alguma vez vi.
  • Natori: Se ignorarmos o lado suspeito que este tem revelado ultimamente, a relação entre os dois parece uma relação entre irmãos, ou pelo menos, eu diria que eles se vêm desse modo. O Natsume tem mostrado cada vez mais o quanto confia nele - como pôde confiar-lhe um segredo assim (refiro-me ao que aconteceu recentemente no mangá)?! E o Natori escuta o Natsume com atenção, além de se oferecer sempre para o ajudar quando está em sarilhos, e de lhe ter dito que, caso fique farto de fingir que é uma pessoa normal diante dos Fujiwaras, podia ir viver com ele. Bem, são o tipo de par que eu imaginaria a começar um relacionamento como uma brincadeira, nomeadamente por parte do Natori, flertando, mas acabaria por se tornar algo mais sério.
  • Matoba: Nem vou falar do charme que ele tem, até porque a maioria das personagens é igualmente bonita. Embora até agora o Natsume tenha mostrado não gostar do Matoba, já o protegeu uma vez, ajudou-o, e ponderou várias vezes em entrar para o seu clã de modo a tornar-se mais forte. Quanto ao Matoba, a admiração e interesse que tem pelo Natsume são óbvios. Bem, se se tornassem um casal, certamente o começo não seria um mar de rosas, a desconfiança entre eles notória, mas uma certa química poderia atraí-los (consigo imaginar a cena na perfeição >.<). De certa forma, daria certo, pois é o único caso em que o Natsume não teria de se preocupar em nada com o seu parceiro, que é bastante poderoso.
  • Madara: Confesso que este ship não me atrai. Sim, o sensei tem uma forma humana, e sim, eles passam todo o tempo juntos, mas além do Nyanko ser um youkai, eu sinto que ele não se quer aproximar dos humanos. Afinal, os humanos vivem muito menos que youkais, certo? Mesmo que fosse possível contornar a diferença de idades, eu acho que a relação desses dois é demasiado significativa tal como está. Se não fosse pelo sensei, o Natsume nunca teria começado a ganhar confiança e as relações com todas as outras personagens iriam por água abaixo.
  • Com ninguém: Não que eu não lamente, mas é o mais provável. Que se saiba, a Reiko teve filhos, embora provavelmente nunca tenha casado nem nada, e isso significa que viveu sozinha. O Natsume pode até seguir algo do género, mas eu acredito que ele possa vir a ter uma família no futuro. Contudo, por enquanto, o provável é que não fique com nenhum dos casais acima. Custa-me imenso admitir isto, já que eu adoro shipar, mas o mangá é belo por se focar precisamente tanto na amizade, nos laços bem trabalhados com todas as personagens, e se o Natsume se apaixonasse por alguém, esse alguém ganharia demasiada atenção e o foco da história seria desviado.
  • Outros ships: Tanuma com Taki - é bastante popular, e realmente esses dois são bonitinhos juntos. Já falei um pouco de cada, e tendo em conta que a sensibilidade que têm com os youkais não é nem de perto como a de Natsume, entendem ambos a sensação de não poder ajudar completamente o amigo.

Até que idade o mangá acompanhará Natsume:
  • Até ser adulto: Acho que isso seria empatar demasiado a história - algo com começo, meio e fim é melhor que um enredo infinito - mas a verdade é que seria interessante ver o quê que o Natsume e os amigos da idade dele fariam ao crescer, vermos se as amizades se mantinham, se o Natsume conseguia devolver os nomes todos até lá ou se a tarefa continuaria pelo resto da sua vida... Gostava de saber como é que tudo acaba, nem que seja com um epílogo.
  • Apenas em tempos de escola: Talvez a autora simplesmente crie uma espécie de tarefa final, o Natsume consiga concluí-la, e depois a história terminaria com aquelas frases bem melancólicas mas bonitas sobre lições de vida, o valor dos amigos e coisas do género. Alguns pontos seriam deixados em aberto, mas de certa forma parece-me adequado deixar o que acontecerá depois dessa fase da vida do protagonista para a imaginação dos fãs. Além de que assim não desagrada a ninguém :)

O que acontecerá ao Nyanko-sensei:
  • Recebe o livro dos amigos: Seria um final facilmente aceitável, já que sempre foi isso que o Madara quis, e ver o Natsume a cumprir a sua palavra seria algo bonito. Agora, como é que o livro iria ser entregue? Num momento animado ou triste? Com ou sem nomes? Como é que o Nyanko o aceitaria? Pois, o que eu pensaria da cena dependeria da circunstância.
  • Assiste à morte do Natsume: Parece um bocado triste, mas faz sentido. Se o Natsume demorar muito a entregar todos os nomes, irá envelhecer. E, tendo em conta que o tempo de vida dos youkais é muito maior que o dos humanos, caso o Madara esteja disposto a acompanhar o protagonista até ao seu último ano de vida - seja por se afeiçoar ao humano, ou por ainda estar à espera do livro - acabará por assistir à morte dele.
  • Parte antes de se afeiçoar demasiado ao Natsume: O motivo é o mesmo do tópico anterior, ou seja, a diferença do ritmo com que humanos e youkais envelhecem. Mas aqui, o Madara não quereria assistir à morte do Natsume, então, para não se afeiçoar demasiado, vai embora antes de o Natsume ficar demasiado velho.
  • Uma coisa horrível acontece e ele sacrifica-se para proteger algo ou alguém: Ume vez li um comentário de alguém bastante imaginativo sobre o Natsume estar a ser atacado (creio que era pelo Matoba), e o Madara sacrifica-se para o salvar. Não me parece que a autora vá criar um final tão trágico, mas se não fosse pela narrativa leve, seria uma hipótese. E sim, eu consigo imaginar o Nyanko sensei a arriscar-se tanto pelo seu escravo protegido humano.

Outros pontos importantes:

  • Revelações sobre a Reiko e assuntos do género: Acho que é óbvio que, até o final do mangá, a autora irá revelar mais sobre a Reiko. Provavelmente a avó do Natsume continuará sempre a ser encarada como uma figura misteriosa, e terá sempre alguns segredos, mas até agora, temos descoberto detalhes sobre a vida dela E mesmo sobre outros parentes. Num dos últimos mangás, o Natsume achou que um ayakashi (uma espécie de dragão) o estava a confundir com a avó quando este esclarece que, na verdade, conhecera um homem parecido com ele. Vou abstrair-me de comentar que foi um dos meus mangás favoritos >.<
  • Existência de uma 5ª temporada: Humm... dúvido muito. Já se passaram anos desde que lançaram a quarta, e se não adaptaram ainda os outros mangás, não estou a ver o estúdio a fazê-lo agora. Muito menos tendo em conta que está para sair a segunda temporada de Durarara, que certamente renderá mais do que um anime cuja fórmula já á conhecida por toda a gente. Mas é pena, até porque provavelmente seria das minhas temporadas favoritas.

Voilá ^^ Não, não tenho uma conclusão decente para o post.